segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Planeta Arret .

florestafogo

Créditos pela Imagem: ElissaMeyers

Era uma vez um planetinha azul chamado Arret.

Arret era o único ponto do Sistema Ralos que se podia ter certeza que existia alguma forma de vida. Era ainda um lugar cheio de riquezas naturais e seus nativos podiam tirar de seu solo e suas águas tudo o que necessitavam para viver.

O problema é que retiravam o que bem entendiam e não se preocupavam se esses recursos poderiam se esgotar um dia. Os arretáqueos ainda viviam em guerra, pois o planeta era divido por comunidades e, por sua vez, cada uma destas se localizava em territórios distintos, o que fazia que nem todos tivessem o que necessitavam para vida individual e em sociedade.

Era evidente o contraste entre as comunidades do Norte e do Sul. As do Norte eram geralmente muito pobres e contrastavam com a riqueza das sulinas. E isso se agravava, pois existia um sistema econômico que beneficiava as comunidades do Sul, que sempre conseguiam ganhar em cima do Norte, mesmo que esse último fosse um lugar onde haviam mais recursos hídricos, matérias primas e até mesmo um óleo natural, chamado otrópleo, de onde saíam os principais combustíveis.

Existiam ainda muitos choques culturais, e quase nenhum respeito pela diversidade. Havia, por exemplo, uma comunidade sulina chamada Estados Unificados da Acirema, que pouco respeitavam as crenças religiosas e costumes dos países do Oeste. Sempre estavam prontos a se intrometer nos assuntos internos, muitas vezes com a conivência de órgãos tais como a OCU – Organização das Comunidades Unidas, que dentre suas responsabilidades estava a de zelar pela paz do planeta.

Os EUA, através de seus líderes, sempre usavam o pretexto de estarem defendendo os ideais de liberdade uniformizatória orientais. O que poderia ser compreendido nas entrelinhas como: “impedir que os bárbaros destruam a cultura hegemônica do Oeste”. Mas qualquer um que entendia um pouco mais de política sabia muito bem que o que queriam era ter controle sobre aquela região tão rica naturalmente.

Ocorria ainda que a cultura sul-oriental era muito predatória. As pessoas só queriam saber de consumir e consumir. E obviamente, um dia os recursos de Arret iriam acabar por conta dessa farra.

Logo, logo os líderes mundiais, a imprensa, empresas e outras organizações começaram a se dar conta disso. Foram feitas então várias campanhas que pregavam que as pessoas deveriam ter uma maior consciência ambiental para que a vida no planeta pudesse se prolongar.

Só que quando enfim enxergaram essa necessidade, as coisas já estavam num caminho em que havia poucas condições de contornar esses problemas. Em menos de cinqüenta anos o planeta já estava fadado à extinção total. Na melhor das hipóteses, alguns poucos pontos poderiam ser salvos. Dependia, logicamente, do fato de que esses lugares teriam tido uma menor expropriação de seus bens ambientais.

Como o Norte-Ocidental era uma região ainda cheia de recursos, a despeito da exploração desenfreada dos sulorientais, estes últimos começaram a realizar grandes correntes migratórias para lá. De início, as comunidades norteocidentais os receberam de portas abertas, mas com o tempo, em vista da impossibilidade de que todas aquelas pessoas pudessem ali se estabelecer, isso começou a se dar com uma série de restrições.

Como a situação era cada vez mais caótica, os líderes das comunidades do Sul, começaram a crer que era necessário tomar para si a autoridade sobre o Norte-Ocidente. Sob tais texturas foi que se deu a 5.ª Grande Guerra Arretana, que foi a pior que já se viu em todo universo.

O pior de tudo é que aquilo só serviu para dizimar mais rapidamente quase toda a vida do planeta Arret. Os poucos que ainda lá sobrevivem estão doentes e sua morte pode se dar a qualquer momento.

E apesar de a maré ir para um rumo que não é o mesmo que querem ir, eles ainda parecem acreditar que poderão se salvar, apesar de tanta coisa tornar isso inviável e quase impossível. Isso nos faz indagar algumas coisas. Será que existe alguma chance para eles? Será que eles podem construir ali um novo mundo, apesar de só restarem ruínas e cinzas ali?

Sinceramente, acho que não, mas aqueles derradeiros arretáqueos só ainda se mantêm erguidos por acreditarem que sim.



Creative Commons License
O planet Arret . by Diego? Glommer? is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at solucomental.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://ladobdiscotrash.blogspot.com.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fatos, ressalvas e blá, blá, blá.

- Qualquer semelhança desse conto com a história de um outro planeta, NÃO é mera coincidência. :p

- Estou em dias inspirados. Está saindo tanta coisa de minha mente, que mal consigo escrever tudo que surge nela. Tá certo que nem tudo é algo que preste, mas pelo menos pratico a escrita com isso.

- Sobre selos: Vou dar um jeito de colocar eles em dia esta semana. xD

- Pegar ônibus em Uberlândia é um saco. Fato! Aliás, em qualquer lugar é.

- Cada um de meus dias deveria ter umas quarenta e oito horas. Mas isso também só funcionaria se as coisas que já faço se mantivessem com os períodos iguais (Só que tenho certeza, que se assim fosse dariam um jeito de fazer com que a gente tivesse que trabalhar mais). Enfim, mesmo estudando História, que é algo em que o tempo é fundamental, tenho de convir que ele é algo maldito. Isto é, pelo menos na perspectiva que a gente é obrigado a lidar com ele no nosso cotidiano.

12 comentários:

  1. Belo blog ^^
    Parabéns!

    O visual é show de bola
    abraços

    ResponderExcluir
  2. você coleciona selos? Já tentei fazer isso, juntei 3, depois os perdi com um insindente envolvendo meu cachorro!
    O blog está tudo de bom como sempre!
    beijos...
    http://justusandme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Babei!

    Texto perfeito!

    Seria uma previsão de vidente para a Terra querida? rs...

    Nem precisar ser mago expert em coisas ocultas para saber que nosso planeta está fadado a destruição!


    Mudando de assunto, como foi de viagem?

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. O que será do planeta Arret ?!
    Falta conscientização, leis que realmente funcionem, campanhas e debates sobre o meio ambiente, sobre o nosso planeta, sobre rios, mares, poluição e mudanças climáticas. Falta educação ambiental e seriedade para cobrar e realizar mudanças. Espero que a azul e o verde do nosso planeta, não se torne cinza.
    Gostei do texto!!!!!!!!!!!!
    Obrigada por add meu banner.
    Apareça...
    Beijos até...

    ResponderExcluir
  5. mt bom o blog... ah, e o título é bastante intrigante.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela criatividade mano.
    Gostei do blog sucesso!

    ResponderExcluir
  7. É, qualquer semelhança com a terra Não é mera conhecidência.

    Vamos ver até quando vão fingir que não enxergam o que se precisa ver.

    ResponderExcluir
  8. mto legal o nosso planeta esta com serios problemas a amazonia perde se nao me engano 6 campos d futebol por minuto....
    se puder
    http://t-crespi.blogspot.com
    vlw

    ResponderExcluir
  9. Olá, ótimo blog e pseudo contos, rsrsrs , a respeito da parceria, sempre é bom ter blogs inteligentes como parceiros, vc já possúi banner para eu adicionar no meu blog ?

    Queria acrescentar o outro blog , lado b de um disco trash à essa parceria também, afinal gostei muito do conteúdo de lá.

    O código javascripto do meu banner está lá no meu blog.

    www.cabaretdevenus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de botar os dois banners, e sim, eu não tinha visto eles quando visitei os blogs, devo estar ficando cego, sabe como é ... o Cabaret nunca fecha, acabo ficando com muito sono rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ai, ai, ai...tenho parentes que moram nesse Planet Arret, será que não sabem o buraco onde estão se metendo? Alguém precisa dizer? E o pior, mesmo dizendo, não acreditarão...são do tipo "cabeças-duras", ainda que queiram conscientizá-los para seu próprio bem. Fazer o quê?
    Parabéns pelo texto, muito ANACAB! rs...brincadeiras à parte: se continuarmos a pensar que o problema nunca é nosso ou não está tão próximo...só Jesus no barco! (para acalmar a tempestade que vem por aí).Bjins e até!

    ResponderExcluir