segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Mídia, poder, manipulação da informação.

Créditos pela Imagem: Daia_alala

Como a mídia tem desempenhado seu papel nas últimas décadas?
Terá agido de uma forma mais especulativa e manipuladora ou terá realmente cumprido aquilo que geralmente as pessoas esperam dela (fornecer informações com isenção e profissionalismo)?
O estudioso francês Michel de Certeau ao analisar o ofício do historiador, destaca que este não é um ser isolado de um contexto social específico. A instituição de ensino, os estudantes, os companheiros de trabalho, as metodologias aceitas dentro do campo profissional e a produção intelectual difundida vão todos intervir na própria produção de qualquer que seja o historiador. Logo, um trabalho que venha a elaborar jamais poderia se caracterizar como neutro, mesmo que queira, afinal é um ser que fala de um lugar social com interesses e motivações próprias.
O próprio estabelecimento de um ponto intermediário seria arbitrário, pois levaria em conta uma concepção pessoal do que seria um meio termo e posições extremas. Afinal, não é o próprio profissional que traça esses pontos? Oras, os critérios que foram usados para estabelecê-los não são particulares e afetados pelo lugar social de onde ele fala?
Além disso, uma questão em análise sempre é muito mais ampla do que nosso costumeiro maniqueísmo pode admitir (não seria de bom senso reduzir algo a uma perspectiva de bom ou mal simplesmente).
.
Voltando às questões chaves do texto, creio que, mesmo se tratando especificamente do ofício do historiador, esta é uma perspectiva que muito bem serve para se indagar o quanto a imprensa e a mídia podem assumir um papel crucial na vida social de uma população.

Vejamos. Todos os dias vemos nos telejornais uma série de notícias escolhidas previamente pelos redatores, diretores, jornalistas e executivos das emissoras. Logicamente, a maioria dessas empresas são privadas e seu principal objetivo é lucrar. Afinal, qualquer empreendimento capitalista funciona dessa forma. Certo?

Pois bem... Agora lhes pergunto: será que essas organizações irão difundir informações que prejudiquem a si mesmas ou àqueles que lhes geram renda?

Por sua vez, essas mesmas empresas que nos levam informação (emissoras, editoras, etc) estão geralmente em articulação com setores predeterminados. Partidos e seus políticos, outras empresas privadas, anunciantes e uma série de outros grupos coligados. Como esperar que elas possam ir à contramão dos interesses desses setores?
Pode se concluir através disso que qualquer informação divulgada é seletiva. Se chega a público é porque foi aprovada por um grupo que detém o poder de propagá-la e logicamente não a disponibilizará se ela contradisser seus projetos.

Vou lançar aqui alguns exemplos, reais e ficcionais, sobre o quanto a mídia pode ter poder sobre a vida das pessoas e maneira em que se pensa coletivamente.

Orson Welles já fazia uma severa crítica à imprensa em Cidadão Kane (Citzen Kane, 1929). Neste filme, demonstra a ascensão de um empresário do ramo jornalístico que começa como dono de um pequeno periódico e acaba se tornando dono de um império das comunicações, chegando a se candidatar para a presidência dos EUA.
Para Kane o que importa é a vendagem de seus jornais e de própria imagem através deles próprios. A partir disso consegue forjar informações como bem entende e manipular como bem queria a opinião pública a seu favor.

Com inspiração neste filme a BBC de Londres lançou nos anos 1990 um documentário sobre a televisão brasileira e a forma como age junto a seus telespectadores. O próprio título, “Muito Além do Cidadão Kane” (Beyond Citzen Kane, 1993), é uma alusão ao poderio do empresário Roberto Marinho, falecido dono das Organizações Globo. Destrinchando desde a forma com que foram se estabelecendo as relações das redes de TV brasileiras e o governo ditatorial (pós-64) e o seu próprio papel junto à sociedade, muito mais centrado no entretenimento de pouco conteúdo do que na informação e programação de qualidade, esse documentário nos mostra uma série de casos que permanecem escondidos junto à boa parte do povo brasileiro.

Não por acaso, os interessados em que essas informações não chegassem aqui tentaram de várias maneiras impedir que o documentário fosse distribuído no Brasil. Sendo que até hoje a exibição do documentário é proibida, ocorrendo apenas por meio de cópias piratas ou em sites como o Youtube.

Esses dois filmes sintetizam os próximos pontos que quero lançar mão: A relação entre o poder, a manipulação da informação e o modo como isso pode ser prejudicial a alguns, muitas vezes inocentes.

Um filme que nos oferece uma visão interessante disso é “Bruxas de Salém” (The Crucible, 1996) que mostra como uma informação manipulada pode trazer sérios danos a algumas pessoas ou grupos, mesmo que muitas sejam inocentes de acusações que lhe são atribuídas.

No filme um grupo de garotas de uma pequena cidade muito conservadora do interior dos EUA é pego praticando bruxaria. Uma das garotas entra em choque e fica numa espécie de coma por um longo tempo.

Créditos pela imagem: romulusnr


A garota que as lidera, então faz uma série de acusações infundadas contra pessoas que moram na cidade. Pouco a pouco, as mesmas pessoas com que tinham boas relações a pouco começam a atacá-las e se inicia uma cruzada contra os supostos feiticeiros. Qualquer pessoa que tiver alguma atitude suspeita pode ser acusada e o critério é apenas o julgamento unilateral dos que estão no poder. Quem detém ou pode usar a informação tem poder. E este deve ser usado de maneira responsável evidentemente.

Crítica sagaz e alusiva ao período do macarthismo estadunidense, nos mostra como uma informação veiculada junto a sociedade sem critérios ou com interesses específicos pode ser extremamente prejudicial. Casos semelhantes ocorrem dia após dia. E o pior é que parece haver pouco aprendizado diante disso. A especulação e a pouca responsabilidade de alguns profissionais da imprensa (claro, é bom ressaltar que não são todos), ainda é uma constante...

No Brasil, um dos casos mais notórios foi o da Escola Base, uma escola infantil em que os profissionais que ali trabalhavam sofreram uma série de acusações de abusar sexualmente das crianças que estavam sob sua responsabilidade. Depois de um longo processo, os funcionários foram inocentados por falta de provas. Além do caso ter sido objeto de uma série de trabalhos na área da psicologia e psiquiatria sobre temas como "transe e histeria coletiva" e "cultura da delação".


Os funcionários da escola foram inocentados. Mas será que depois de tudo aquilo adiantaria muita coisa? Depois de tudo o que fora mostrado pela imprensa, a escola já não teria como se restabelecer. Além de tudo, os suspeitos dos crimes já haviam sido vítimas de uma série de represálias da sociedade. Sabidamente, este tipo de crime não é perdoado pela moral social, e assim sendo as pessoas são capazes de cometer grandes atrocidades contra pessoas acusadas de crimes semelhantes e isso mesmo quando não há provas suficientes. Um apelo de um pai confuso diante de algo contado pelo filho é suficiente para que um sem número de pessoas se manifestem contrárias e dispostas crucificar os supostos envolvidos.

Fica evidente que uma informação pode destruir vidas, pode eleger o próximo presidente, pode enfim mudar o rumo como nós mesmos tomamos a vida. E nada se diz sem alguma intenção...

Obviamente não sou paranóico a ponto de dizer que tudo que é divulgado por aí é mentira, mas posso afirmar que existe uma clara intenção em se ocultar determinadas informações e outras vezes uma série de outras é transmitida sem que haja uma investigação minuciosa que objetive a apuração séria dos fatos.

Porém é necessário que aquele que recebe entretenimento e informação comece a questionar o que é oferecido por aqueles que os fornecem, em especial os grandes jornais e emissoras de rádio e de televisão.
Enquanto isso não ocorre continuamos como meros absorvedores daquilo que nos jogam e perdemos a capacidade de pensar por nós próprios... E quem recebe informação, mas não é capaz de racionalizá-la não é muito mais genial que uma máquina que armazena dados.

Vou deixar dois vídeos que achei interessantes sobre os temas:


"A massa discute a manipulação da mí­dia?" O documentário é um ensaio experimental sobre opiniões populares a respeito do poder de influência dos grandes meios de comunicação" - Vídeo interessante que trata do tema. Confira!




Primeira Parte de "Além do Cidadão Kane" no Youtube.




Até a próxima.

Creative Commons License
Mídia, poder, manipulação da informação . by Diego? Glommer? is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.
Based on a work at solucomental.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://solucomental.blogspot.com.
* Os vídeos e imagens são propriedades intelectuais de seus devidos criadores.

24 comentários:

  1. O Cidadao Kane e' um dos poucos filmes que eu gostaria de ter assistido quando saiu, na estreia.

    Claro que assisti anos, decadas depois e o impacto nao foi o mesmo que seria se o tempo nao fosse tirano com certas artes.

    Na musica eu acredito na infinitude, na eterna modernidade, nao e nunca em nada, na pos-modernidade. A bossa e a tropicalia sao eternas para mim. E nunca as ouvi no seu tempo de origem.

    Mas nao e' so isso. Eu queria entender como te roubaram o Marmota.

    Abracos e "gostei do visual, passa no meu blog!"

    ResponderExcluir
  2. Hoje, no tocante as informações, acontece exatamente o contrário do que acontecia a até algumas poucas décadas atrás: Hoje somos bombardeados com informações, o que nos deixa acomodados e sem vontade de apurar origem, veracidade e blábláblá.
    Há décadas atrás, a distribuição das informações era contida. Só chegava ao público o que deveria chegar. E nada além disso.

    Assim como você, não sou paranóica ao ponto de dizer que tudo o que sabemos é uma grande mentira ou um incrível jogo de manipulação. Porém acredito que deixamos passar muitas informações e, inclusive, muitas coisas que sabemos não é necessariamente verdade.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego! Já tirei o banner do Marmota e coloquei no seu novo Blog, também troquei o selo, e indiquei esse seu Blog! Então Passa lá pegar! E obrigado por acessar o meu Blog!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego! Já tirei o banner do Marmota e coloquei no seu novo Blog, também troquei o selo, e indiquei esse seu Blog! Então Passa lá pegar! E obrigado por acessar o meu Blog!

    Abraços

    http://www.rockdepaixao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que seu objetivo aqui foi analisar a questão do poder da mídia, muito bem feita, mas só quero registrar que Cidadão Kane é um filme que vai mesmo muito além.
    Assisti pela primeira vez na década de 70, durante uma mostra dos "Maiores filmes de todos os tempos", feita por uma revista inglesa desde 1962.
    Kane ficou em primeiro lugar, disparado. Ainda hoje, considero que seja o filme número 1. Também, de lá pra cá, assisti cerca de 50 vezes, sem contar algumas cenas em separado, já que comprei dois vídeos, um pra ficar de reserva.
    Minha paixão pelo filme é enorme e já escrevi sobre ele em diversos jornais e revistas.
    O que mais me impressiona, até hoje, é que "Rosebud", que todos julgam ser algo ou alguém muito importante, na verdade não é bem assim. Claro que era importante para Kane, mas só pra ele. Não vou falar mais nada, pra não tirar a surpresa dos que por aqui passarem e queiram ver esta autêntica obra-prima do cinema.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. basta estar no poder que todo mundo cai em cima isso acontece ate aqui na blogosfera como eh o caso do kibe loco

    ResponderExcluir
  7. manipulação da informação é pouco!
    a mídia pensa que quanto maior for a noticia (manipulada no caso) maior será o ibope!
    omitindo a verdade ou até mentindo
    iwoewioei

    bjooO
    passa lá:
    http://mylittlecolorfulworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. ae diego, o ARTOP agradece por vc ser o terceiro seguidor de nosso blog!
    abraço
    flw

    ResponderExcluir
  9. é , mas não deixemos de afirmar que a midia tem mais "coisas" boas do que ruins para nos oferecer e que a influencia pode depender de cada pessoa e que não pode ser considerada uma coisa geral , não ?!




    http://saiidademergencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amanda, acho que sim. A mídia pode apresentar muitas coisas boas e realmente acaba fazendo isso. (Particularmente creio que principalmente a grande mídia "joga" muito mais coisa ruim à quem a "consome").

    E a influência que exerce é realmente um caso a se pensar num país que em que a educação é de tão má qualidade. A maior parte das pessoas simplesmente não teve condições de formar um senso crítico para formar uma análise reflexiva daquilo que veem todos os dias na tv.

    Abraços
    .

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. -


    Sim , concordo contigo no ponto de que estamos em um país onde a qualidade não é boa onde as pessoas não tem um senso critico, mas vejamos bem , muitas das influências que a midia passa são boas , como a de propagrandas de incetivo à preservação da natureza , ou até mesmo algumas novelas que retratam alguns certos tipos de situações etc. Talvez a unica questão que pode ser considerada uma má influências são os filmes ficticios , acredito.





    BoaNoite .
    http://saiidademergencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olha...

    Sinceramente não vejo muita disposição da mídia para levar o espectador à reflexão. No caso das novelas citadas por exemplo, por mais que ocorra a transmissão de determinadas mensagens no mais das vezes elas só dão conta de assuntos em voga no momento. Parece haver aí mais uma intencionalidade de se conquistar aquele que vê do que simplesmente fazê-lo pensar sobre determinadas questões.
    Claro, não vou dizer que o papel principal de uma novela seja levar o telespectador a pensar. Ele evidentemente quer entretenimento. Mas nem por isso deve ser algo de conteúdo muito baixo como acaba ocorrendo. Geralmente nas novelas os personagens são estereotipados e em raros casos há um verdadeiro trabalho de construção de personagens mais complexos.
    Sobre a citado ponto do incentivo à natureza, creio também que é um caso a se pensar. Pois muitas das empresas que vêm a patrocinar essas campanhas são as mesmas que lançam grandes quantidades de poluentes para a própria natureza. Não estaria havendo aí uma clara intencionalidade de melhorar a imagem e ocultar que elas próprias também trazem danos ao meio ambiente?

    Por isso que acho que a gente corre um grande risco quando leva uma informação como verdade sem sequer questioná-la. Sobre uma mesma questão vários pontos podem ser levantados e nada é tão imune que se possa instituir como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  13. LISBOA = PORTUGAL

    Olá Diego Interrogação

    Sendo jornalista e, dizem, escritor, tive a oportunidade de escrever (1977)sobre o Citizen Kane (em Portugal - O Mundo a seus pés) - um trabalho que me deu a primeira página do Diário de Notícias, onde estive 16 anos e cheguei a Chefe da Redacção.

    Isto porque desse trabalho (uma página e meia e nessa altura o DN era um broad sheet) constava também uma pequena entrevista (20 linhas) com George Orson Welles com quem falara nos EUA.

    Claro que foi uma matéria sobre a Imprensa - Terceiro Poder, e as consequências daí decorrentes. Teve bastante êxito. E continuo a pensar que Citizen Kane foi um dos maiores filmes da História da Sétima Arte.

    Se quiserers saber mais alguma coisa de mim, vai ao meu blogue, ok?

    Chego aqui – e tenho de te dizer que gosto. Um bom blogue. Muitos parabéns. Vou voltar e, se possível, seguir. Se quiseres fazer o mesmo – e os teus correspondentes também – muito agradeço. Estou a «coleccionar», com muito boa intenção, muito prazer e muita honra, Seguidores. Assim, convido-te a visitar o meu blogue e dizer, sil us plau (sff em català vernáculo…) aos teus amigos e correspondentes que também o façam. Muito obrigado.

    Hoje, porem, quero informar-te que tenho postada no meu blogue a história macabra de um tiro que deram no meu neto número dois, o Rodrigo que vai a caminho dos 13 nos. Boa praça. Permito-me fazê-lo para alertar as pessoas e tentar evitar que lhes sucedam estórias inqualificáveis como esta. Desculpa-me a chatice, mas é com boa intenção, como compreenderás.

    Na quarta-feira 17, ele ia a sair da escola pelas quase três da tarde. Uma ferrada. Fora um chumbo de um tiro de espingarda ou de pistola de pressão de ar. Ambulância, hospital, radiografia, depois uma TAC, tinha o pequeno projéctil alojado no lado esquerdo do pescoço. Os médicos decidiram não o operar, pois que a posição do objecto não aconselhava a intervenção. Estava – e está – muito próximo da jugular. Felizmente, o Rodas agora está bem. «Brincadeira» de Carnaval? Algum tarado a disparar contra as pessoas indefesas? Como quer que seja é um procedimento estúpido e criminoso, digo eu. E tu, que dizes? Queres cumentar, com o? Em frente!

    Perdoa-me o comprimento deste cumentário, com o. Mas, o entusiasmo e o facto de ser um «ancião» bem disposto...

    Abs = abração

    ResponderExcluir
  14. selo pra vc diego =]
    http://aquelasmusicas.blogspot.com/2009/02/mais-selos.html

    ResponderExcluir
  15. Na minha OpniãoInútil nenhum meio de comunicação, ou forma de transmição de informações, está insento de mostrar a opinião de seu escritor ou produtor. Seja oculta ou aberta, a opinião do mesmo está ali.

    Infelizmente a mídia quer levar o seu leitor/ouvinte/telespectador a pensar da mesmo forma com que eles pensam e mais infelizmente ainda é que muitas e muitas pessoas se deixam levar.

    Ainda mais em um país onde as pessoas não tem conhecimento de nada.


    http://opniaoinutil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Diego, passei pra agradecer o comentário sobre o "desabafo"...obrigada pela gentileza e pela compreensão!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  17. quero sim parceria de links!
    quando ver me avisa

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma prova viva dessa manipulação da mídia aqui na minha casa... Minha mãe é uma adoradora do deus Globo, e ai de quem falar mal dele.

    O que percebo com a mídia é o mesmo que ocorre nas igrejas evangélicas... o povo quer alguém que lhes diga o que fazer. Como agir, o que pensar, tudo isso numa promoção do tipo "traga dois burros sonsos e saia com três arreios". Como diria Zé Ramalho, "vida de gado". A massa tem preguiça de raciocinar, e já não sei onde começou o círculo vicioso da massa preguiçosa ou da mídia bitoladora. A perfeita união do inútil com o desagravádel. Quem disse que não se descobriu ainda a pedra filosofal, que transforma tudo em ouro? Bispo Macedo e Roberto Marinho tem a solução! Ligue djá!

    Bjos, moço, fantástico post =**

    ResponderExcluir
  19. A midia tem sim um poder mto grande sobre a opinião publica, para os fracos mentalmente isso pode ser uma arma afinal podem ser manipulados a toda hora, por isso a importancia da educação, para que todos tenham a capacidade de ter a sua propria opinião e saber até onde uma informação é realmente real ou se ela é nociva a sua vida. Conhecimento é poder... A midia no geral acaba que deixando a população alienada naquilo q eles querem passa... por isso eu sempre aconselho aos jovens como eu

    DESLIGA A TV E VAI LER UM LIVRO

    conhecimento é poder!!!!

    ahh tenho dois selos para vc no meu blog...
    está no marcador "Para nãO se perder aqui! oK! haha" no (SElos Mara!!)

    ResponderExcluir
  20. Diego,

    Como disse via MSN acabei de fazer meu blog e postei em poucas linhas como é estar entrando numa faculdade de história,(estamos juntos nessa)... Você escreveu aqui bem o que minhas pobres palavras não expressaram, pelo menos, no tocante a informação... O subjulgamento da informação antes e hoje é com certeza um fator de grande importância para que o nós seres humanos compreendamos o mundo e a sociedade em que vivemos... Quero e acho que queres também a informação correta, verdadeira e a tempo para que possamos não repetir erros do passado. Parabéns pelo texto!
    Obrigado.

    Maycon Dantas

    ResponderExcluir
  21. Opa! Tudo bem? Parabéns pelo seu Blog! Achei ótimas as postagens! Gostei tanto que indiquei este seu Blog a mais um selo (dois em um curto espaço de tempo)!

    Acesse o meu Blog para pegar o seu selo!

    http://www.rockdepaixao.blogspot.com/

    Abraços e Muito Sucesso com o Blog! Não esquece de pegar o selo!

    ResponderExcluir
  22. a verdade é que infelizmente no nosso pais a informação está nas mãos de poucas pessoas. o dono da tv, tem radio, tem jornal (as vezes jornais) e revista e tudo o que você vê e lê (ou quase tudo, vide google e mídia independente) vem manipulado:(

    beeeeeijo

    ResponderExcluir
  23. Olá! Não lembro onde encontrei seu blog, mas vim parar aqui e achei muito legal! Já estou acompanhando :)

    A mídia faz o que ela quer com a população. É quem passa as informações, e garanto que nem tudo é verdadeiro. Rola muito dinheiro, e as informações são passadas sempre sem mostrar o lado "feio" dos mais fortes. Essas rádios e emissoras de televisão incrivelmente têm o poder de controlar o mundo!

    Adorei o texto, escreves muito bem!
    Boa semana ;*

    ResponderExcluir